ParanáGeral

Paraná investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos

Infectologista explica que surto merece atenção e detalha informações sobre sintomas e medidas de prevenção

 Paraná investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: reprodução

O Paraná acompanha pelo menos três casos suspeitos da varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes são homens, têm entre 27 e 39 anos, e moram em Curitiba, Cascavel, na região oeste, e Londrina, na região norte. Exames laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico. As amostras coletadas pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) foram encaminhadas ao laboratório de referência para a identificação da monkeypox, em São Paulo.

Em entrevista à BandNews FM, o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, destaca que o atual surto de varíola dos macacos chama a atenção devido à forma como a doença tem se manifestado. Segundo ele, o diagnóstico não é tão simples como antigamente:

O pesquisador avalia que a dificuldade para identificar a doença prejudica o controle da monkeypox. Sem o diagnóstico correto, o paciente não realiza o isolamento e pode passar o vírus para outras pessoas, acelerando a transmissão comunitária:

O infectologista explica que a principal forma de transmissão da varíola dos macacos é pelo contato direto, pele com pele. Por isso, segundo Barbosa, é fundamental que as pessoas com sintomas procurem o serviço de Saúde. Em caso de surgimento de pústulas, o contato deve ser evitado:

O Paraná ainda não tem casos confirmados de varíola dos macacos. No Brasil, são pelo menos 17 diagnósticos, sendo o primeiro deles no dia 9 de junho, na capital paulista. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro reconhecem a transmissão comunitária do vírus. No caso do Paraná, todos os casos suspeitos envolvem pacientes com histórico de viagens para locais onde há circulação da monkeypox – São Paulo, França, Inglaterra e Turquia.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, além das erupções na pele, os principais sintomas da varíola dos macacos envolvem febre, fadiga, calafrios, dores de cabeça ou no corpo, dores musculares e nas costas.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Pista da Br 277 liberada

Pista da Br 277 liberada

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas