ParanáGeral

Paraná investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos

Infectologista explica que surto merece atenção e detalha informações sobre sintomas e medidas de prevenção

 Paraná investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: reprodução

O Paraná acompanha pelo menos três casos suspeitos da varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes são homens, têm entre 27 e 39 anos, e moram em Curitiba, Cascavel, na região oeste, e Londrina, na região norte. Exames laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico. As amostras coletadas pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) foram encaminhadas ao laboratório de referência para a identificação da monkeypox, em São Paulo.

Em entrevista à BandNews FM, o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, destaca que o atual surto de varíola dos macacos chama a atenção devido à forma como a doença tem se manifestado. Segundo ele, o diagnóstico não é tão simples como antigamente:

O pesquisador avalia que a dificuldade para identificar a doença prejudica o controle da monkeypox. Sem o diagnóstico correto, o paciente não realiza o isolamento e pode passar o vírus para outras pessoas, acelerando a transmissão comunitária:

O infectologista explica que a principal forma de transmissão da varíola dos macacos é pelo contato direto, pele com pele. Por isso, segundo Barbosa, é fundamental que as pessoas com sintomas procurem o serviço de Saúde. Em caso de surgimento de pústulas, o contato deve ser evitado:

O Paraná ainda não tem casos confirmados de varíola dos macacos. No Brasil, são pelo menos 17 diagnósticos, sendo o primeiro deles no dia 9 de junho, na capital paulista. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro reconhecem a transmissão comunitária do vírus. No caso do Paraná, todos os casos suspeitos envolvem pacientes com histórico de viagens para locais onde há circulação da monkeypox – São Paulo, França, Inglaterra e Turquia.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, além das erupções na pele, os principais sintomas da varíola dos macacos envolvem febre, fadiga, calafrios, dores de cabeça ou no corpo, dores musculares e nas costas.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

MP denuncia homem que incendiou colégio por ciúmes

MP denuncia homem que incendiou colégio por ciúmes

Rapaz foi flagrado comprando gasolina momentos antes do crime

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Apesar das melhoras, a desigualdade permaneceu acentuada no país