Paraná lidera ranking nacional com 74 mil empregados pelas Agências do Trabalhador

 Paraná lidera ranking nacional com 74 mil empregados pelas Agências do Trabalhador

Foto: Gilson Abreu/AEN

agencia_trabalhador_0005
Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná lidera o ranking nacional no número de empregados pelas Agências do Trabalhador. Foram 74 mil, 615 trabalhadores encaminhados para vagas de emprego com carteira assinada em 2020. O resultado coloca o Paraná como líder isolado e bem distante do segundo lugar, o Ceará, que fechou o ano com 30 mil e 020 colocações. Em seguida vêm São Paulo, com 29.713; Distrito Federal e Minas Gerais. Na região Sul, o Paraná está 500% acima do segundo lugar, que foi o Rio Grande do Sul e 1.260% à frente de Santa Catarina, com 5.922 vagas ocupadas por meio da intermediação das Agências do Trabalhador.

Para o governador Ratinho Junior, a liderança isolada do Paraná mostra o esforço das Agências do Trabalhador para captar vagas e encaminhar profissionais para empregos formais. Para ele, os números mostram mais uma vez o dinamismo da economia paranaense e o acerto de ações do governo para apoiar o setor produtivo e estimular a geração de empregos.

Ratinho Júnior destacou ainda que o Paraná é um dos primeiros estados a retomar a economia após a paralisação provocada pela pandemia. De acordo com o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Paraná criou 61 mil e 586 empregos formais de janeiro a novembro de 2020 e se manteve como o segundo maior empregador com carteira assinada do País. No penúltimo mês do ano, 71% dos 399 municípios do Paraná apresentaram saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada. Para o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o desempenho do Paraná em encaminhamento ao mercado do trabalho pelas Agências do Trabalhador é fruto da estratégia adotada no atual governo, de uma postura proativa junto às empresas que ofertam vagas de emprego.

Os setores que mais contrataram por meio das Agências do Trabalhador no ano passado foram: Indústria, Serviços, Comércio , Agropecuária, Construção e Informação/Comunicação. Atualmente o Paraná conta com 216 Agências do Trabalhador.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem