ParanáGeral

Paraná não prevê 4ª dose para pessoas com 30 anos

Sesa segue orientações do Ministério da Saúde, que prevê reforço para 40 anos ou mais

 Paraná não prevê 4ª dose para pessoas com 30 anos

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Paraná ainda não tem previsão de quando vai liberar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para a população acima de 30 anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a pasta segue integralmente as orientações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Ontem (segunda, 25), o segundo reforço vacinal foi disponibilizado na cidade de São Paulo para todas as pessoas com 30 anos ou mais, e que tomaram a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

]Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quarta dose tem um papel importante, sobretudo para idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Nestes grupos, a imunidade pode cair mais rapidamente, tornando necessária a recorrência da vacinação. A doutora em Microbiologia Aline Stipp explica que o reforço vacinal faz parte do esquema completo, e não deve ser ignorado:

No Paraná, seguindo o Plano Nacional de Imunização, a quarta dose foi liberada para a população com 50 anos ou mais no dia 4 de junho. Duas semanas depois, no dia 20, o reforço foi autorizado para pessoas a partir de 40 anos. No entanto, o cronograma está estacionado há mais de um mês.

Aline Stipp, que também é professora do curso de Medicina da PUCPR, pondera que a priorização dos grupos mais vulneráveis é uma forma de fazer melhor uso das doses disponíveis:

Segundo um estudo conduzido no ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, a dose de reforço amplia a proteção do imunizado em dez vezes. A taxa de óbitos por covid-19 na capital é 9,6 vezes maior entre as pessoas que não tinham o esquema vacinal completo.

Um estudo apresentado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra que pessoas que não são vacinadas contra a covid-19 têm 97 vezes mais chances de morrer da doença do que as pessoas que são vacinadas e recebem a dose de reforço.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

carolina.genez

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado