ParanáGeral

Paraná não tem previsão para emissão do novo RG

Expectativa era que o documento entrasse em teste a partir de hoje (26)

 Paraná não tem previsão para emissão do novo RG

Foto: Divulgação/TSE

Mesmo sendo parte do Projeto Piloto, o Paraná não tem previsão para a emissão do novo RG. O modelo atualizado de carteira de identidade foi anunciado no último dia 27 de junho pelo Governo Federal e o Estado foi um dos escolhidos para o teste. No entanto, de acordo com a Polícia Civil, não existe data para a adaptação. Na semana passada, foi divulgado pelo Governo Federal que o Paraná seria o sexto do Brasil com o documento em vigor.

Questionada pela reportagem, a Polícia Civil, que é a responsável pelo Instituto de Identificação, afirma que o Paraná já iniciou os acordos com os setores envolvidos. Apesar disso, a corporação não especifica quais são as tratativas, quais são os setores envolvidos ou a previsão de lançamento do modelo.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. O documento está disponível a partir desta terça-feira (26). Além do Paraná, outros quatro estados foram anunciados para o Projeto Piloto. Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal também não têm previsão para a emissão do documento. A reportagem tenta contato com o Instituto de Identificação do Acre.

Com a nova carteira de identidade, o número do RG deixará de existir e o cidadão passa a ser identificado exclusivamente pelo número do CPF. O objetivo, segundo o Governo Federal, é unificar o número. O RG atual segue válido até 2032. Já os institutos de identificação têm até 06 de março de 2023 para a adoção do novo formato.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666