ParanáGeral

Paraná não tem previsão para emissão do novo RG

Expectativa era que o documento entrasse em teste a partir de hoje (26)

 Paraná não tem previsão para emissão do novo RG

Foto: Divulgação/TSE

Mesmo sendo parte do Projeto Piloto, o Paraná não tem previsão para a emissão do novo RG. O modelo atualizado de carteira de identidade foi anunciado no último dia 27 de junho pelo Governo Federal e o Estado foi um dos escolhidos para o teste. No entanto, de acordo com a Polícia Civil, não existe data para a adaptação. Na semana passada, foi divulgado pelo Governo Federal que o Paraná seria o sexto do Brasil com o documento em vigor.

Questionada pela reportagem, a Polícia Civil, que é a responsável pelo Instituto de Identificação, afirma que o Paraná já iniciou os acordos com os setores envolvidos. Apesar disso, a corporação não especifica quais são as tratativas, quais são os setores envolvidos ou a previsão de lançamento do modelo.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. O documento está disponível a partir desta terça-feira (26). Além do Paraná, outros quatro estados foram anunciados para o Projeto Piloto. Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal também não têm previsão para a emissão do documento. A reportagem tenta contato com o Instituto de Identificação do Acre.

Com a nova carteira de identidade, o número do RG deixará de existir e o cidadão passa a ser identificado exclusivamente pelo número do CPF. O objetivo, segundo o Governo Federal, é unificar o número. O RG atual segue válido até 2032. Já os institutos de identificação têm até 06 de março de 2023 para a adoção do novo formato.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Pista da Br 277 liberada

Pista da Br 277 liberada

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas