Paraná precisa qualificar 1,1 milhão de profissionais industriais até 2027
Os números do Mapa do Trabalho Industrial contemplam requalificação e formação de profissionais
O Paraná precisa qualificar um milhão e cem mil profissionais nos próximos três anos, para atender a demanda da indústria do estado. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, o número contempla a necessidade de formação de mais de 170 mil novos profissionais e de requalificação de cerca de 920 mil que já estão no mercado.
A projeção leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalho na área. O estudo é importante para subsidiar as ações de planejamento de ofertas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As projeções para o Paraná mostram que 920,4 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores no Brasil.
A atualização envolve o desenvolvimento de competências em dimensões como hard skills (habilidades técnicas como domínio de máquinas, equipamentos e softwares), soft skills (competências comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e ações de saúde e segurança no trabalho (como inspeção de instalações, normas e regulamentos).
De acordo com o Mapa, entre 2025 e 2027, as áreas com maior demanda por profissionais serão: logística e transporte, operação industrial, alimentos e bebidas, construção e metalomecânica.
Informações: Marlon Santiago