ParanáGeral

Paraná reforça recomendação do uso de máscaras

Indicação vale para ambientes fechados, estabelecimentos de saúde e pessoas mias vulneráveis à doença

 Paraná reforça recomendação do uso de máscaras

Foto: Luiz Costa/SMCS

A Secretaria estadual da Saúde do Paraná reforçou a recomendação do uso de máscaras contra a covid-19. A indicação vale para ambientes fechados e sem distanciamento entre pessoas, instituições de longa permanência de idosos, e estabelecimentos de saúde.

Veja mais:

Também está orientado o uso de máscara por pessoas com sintomas gripais, imunocomprometidos, pessoas não vacinadas contra COVID-19 ou com esquema vacinal incompleto, Idosos, gestantes e puérperas. O uso é obrigatório para pessoas com suspeita ou com confirmação de Covid-19 e profissionais de saúde em atendimento a estes pacientes.

No boletim divulgado ontem pela secretaria, a média móvel de casos representava um acréscimo de 593,7% em relação há 14 dias, ou seja, um crescimento de aproximadamente 7 vezes. A máscara deve ser dispensada, segundo a secretaria, para crianças menores de 2 anos, pessoas com dificuldade de respirar, ou que sejam incapazes de retirar a máscara sem assistência.

Também está dispensado o uso para intérpretes de libras, pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar. A Resolução é uma recomendação no âmbito estadual.

Os municípios possuem autonomia para definição de medidas específicas, dentro da realidade epidemiológica de cada um. Segundo a secretaria, a recomendação não altera o que já estava disposto no estado desde o começo do ano, quando caiu a obrigatoriedade do uso de máscaras, mas cita a nova nota técnica da sociedade brasileira de infectologia.

A SBI indica reforço das medidas de prevenção para conter o avanço do vírus principalmente com a circulação da nova subvariante da Ômicron, na lista está o incremento de faixas de vacinação e a adoção de medidas de prevenção não farmacológicas como uso de máscaras e distanciamento social, evitando situações de aglomeração.

Reportagem: Amanda Yargas.

felipe.costa

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Projeto de lei foi aprovado com 14 votos favoráveis e apenas um contrário

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Ao todo, já foram movimentadas mais de 54 milhões de toneladas em 2022

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Instituição comemora avanços no combate ao câncer