ParanáGeral

Paraná reforça recomendação do uso de máscaras

Indicação vale para ambientes fechados, estabelecimentos de saúde e pessoas mias vulneráveis à doença

 Paraná reforça recomendação do uso de máscaras

Foto: Luiz Costa/SMCS

A Secretaria estadual da Saúde do Paraná reforçou a recomendação do uso de máscaras contra a covid-19. A indicação vale para ambientes fechados e sem distanciamento entre pessoas, instituições de longa permanência de idosos, e estabelecimentos de saúde.

Veja mais:

Também está orientado o uso de máscara por pessoas com sintomas gripais, imunocomprometidos, pessoas não vacinadas contra COVID-19 ou com esquema vacinal incompleto, Idosos, gestantes e puérperas. O uso é obrigatório para pessoas com suspeita ou com confirmação de Covid-19 e profissionais de saúde em atendimento a estes pacientes.

No boletim divulgado ontem pela secretaria, a média móvel de casos representava um acréscimo de 593,7% em relação há 14 dias, ou seja, um crescimento de aproximadamente 7 vezes. A máscara deve ser dispensada, segundo a secretaria, para crianças menores de 2 anos, pessoas com dificuldade de respirar, ou que sejam incapazes de retirar a máscara sem assistência.

Também está dispensado o uso para intérpretes de libras, pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar. A Resolução é uma recomendação no âmbito estadual.

Os municípios possuem autonomia para definição de medidas específicas, dentro da realidade epidemiológica de cada um. Segundo a secretaria, a recomendação não altera o que já estava disposto no estado desde o começo do ano, quando caiu a obrigatoriedade do uso de máscaras, mas cita a nova nota técnica da sociedade brasileira de infectologia.

A SBI indica reforço das medidas de prevenção para conter o avanço do vírus principalmente com a circulação da nova subvariante da Ômicron, na lista está o incremento de faixas de vacinação e a adoção de medidas de prevenção não farmacológicas como uso de máscaras e distanciamento social, evitando situações de aglomeração.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Apesar das melhoras, a desigualdade permaneceu acentuada no país

Paraná anuncia roteiro na Mata Atlântica para promover turismo sustentável

Paraná anuncia roteiro na Mata Atlântica para promover turismo sustentável

Trabalho entre o Governo e o Airbnb quer impulsionar o desenvolvimento econômico