Política

Paraná registra aumento em inscritos em partido políticos

TRE-PR

O Paraná registrou um aumento de quase 4% no número de inscritos em partidos políticos, em comparação ao ano passado. Em 2016, foram registrados novecentas e quarenta e nove mil inscrições. Neste ano, as trinta legendas que atuam no estado somaram mais de novecentos e oitenta mil filiados, ou seja, um crescimento de 34 mil inscritos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral que mostra que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – o PMDB é a legenda com o maior número de filiados no estado, com cento e oitenta e oito mil inscrições. De acordo o cientista político, Emerson Cervi, o número de inscritos tende a ser maior quando o partido é mais antigo.

O PP (Partido Progressista) é o segundo partido político com maior número de inscritos no estado, somando cento e doze mil. Já o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) se encontra em terceiro lugar, com oitenta e oito mil filiados. Neste ano, a legenda que mais cresceu, no Paraná, foi a do Partido Social Democrático (PSD), que teve um aumento de mais de quatro mil filiados em doze meses. Em 2017, o PSD chegou aos 45 mil inscritos no estado. De acordo com Emerson Cervi, o número de filiados cresce, principalmente, após as eleições municipais.

O cientista político ainda destaca que o crescimento de pessoas inscritas em partidos políticos pode ser uma forma de participar da política nacional e até mesmo manifestar a indignação.

Somente neste ano, setecentos e vinte e seis brasileiros se inscreveram em partidos políticos. No total, o país soma mais de 15 milhões de filiados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões