Paraná registra recorde de doações de órgãos em novembro

 Paraná registra recorde de doações de órgãos em novembro

Foto: Arquivo/ANPr

O Paraná registrou mais um recorde de doações efetivas somente no mês de novembro. Foram 66 doações, quebrando o recorde anterior de abril de 2018, com 61 doações. Neste ano, a média mensal foi de 39 doações. Os dados são do Sistema Estadual de Transplantes.

Só em novembro, foram 116 pessoas beneficiadas, com 71 rins, 35 fígados, três corações e dois pâncreas. Paraná é o Estado que mais aumentou o percentual de doadores de órgãos nos últimos anos. O número saltou de 6,8 doadores a cada um milhão de pessoas para 47,7 doadores, entre 2010 e 2018.

A média nacional é de pouco mais de 17 doadores para cada milhão. Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o Estado trabalha para manter um nível alto de capacitação das equipes médicas, viabilizando as doações.

O Paraná foi o campeão no transplante de fígado e rim em 2018 e atualmente o Estado lidera o número de transplantes de rim no país.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem