ParanáEconomia

Paraná se torna a quarta maior economia do país

O Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul

 Paraná se torna a quarta maior economia do país

Foto: Jonathan Campos/AEN

Pela segunda vez na história, o Paraná se tornou a quarta maior economia do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 487,93 bilhões, em 2020. Os dados são do Sistema de Contas Regionais (SCR) e foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira vez em que essa marca foi atingida foi em 2013.

VEJA MAIS:

De acordo com o levantamento, o estado representa 6,4% do valor do PIB nacional, recorde que tinha sido atingido em 2016. Em 2019, esse indicador ficou em 6,3%. Para Marcelo Curado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o resultado demonstra a resiliência paranaense diante dos desafios enfrentados ao longo de 2020.

A agropecuária foi a atividade econômica que apresentou os melhores resultados e que, consequentemente, suavizou os impactos negativos da crise da Covid-19. Em 2020, o Valor Adicionado Bruto (VAB) do setor, que é a variável diferente do PIB por não considerar os impostos, cresceu 20,4%, refletindo principalmente a ampliação da produção de soja. Já o segundo maior setor do Estado foi prejudicado pela crise hídrica de 2020, o que afetou a produção de energia elétrica, atividade com grande peso na estrutura econômica paranaense.

Economia do Paraná em relação ao PIB Nacional

Em 2020,  o recuo do PIB brasileiro chegou a 3,3%. O Rio Grande do Sul teve queda de 7,2%, variação mais baixa do Brasil. Santa Catarina registrou perdas de 2,9%, enquanto São Paulo e Minas Gerais tiveram quedas de 3,5% e 3%, respectivamente. Ao tomar o lugar do Rio Grande do Sul, o Paraná foi superado por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os estados que estão no fim da lista são Roraima, Acre e Amapá. 

Reportagem Ana Flavia Silva

Avatar

lorena.pelanda

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666