Paraná será um dos primeiros estados a emitir o novo RG

 Paraná será um dos primeiros estados a emitir o novo RG
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Um documento de identificação único, com validade nacional, para substituir o RG foi lançado nesta quarta-feira (23) pelo governo, e o Paraná será um dos primeiros a emitirem a nova identidade. O número único de identificação do cidadão será o CPF.

A emissão das novas carteiras de identidade ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado, como ocorre normalmente com o RG. O novo documento passa a valer a partir de 1º de março e ocorrerá de forma gradual á medida que os estados forem aderindo a mudança. Os institutos de identificação terão prazo até março de 2023 para se adaptarem. Mas isso não quer dizer que o número de RG deixará de existir após esse prazo. O novo documento continuará sendo aceito por até dez anos para quem tem até 60 anos de idade, para quem tem mais de 60 anos será aceito por prazo indeterminado e para crianças de até 11 anos, o prazo será de cinco anos.

A justificativa para a criação de uma nova identidade nacional é a facilidade em solicitar uma segunda via do documento, em caso de perca, a emissão do documento de identificação em estado diferente do seu RG original já passa a ser considerado uma segunda via do documento único, no caso o registro do CPF. Além da versão em papel, que poderá ser emitida sem custos, o documento ficará disponível em plataforma digital. Quem aderir à nova carteira também poderá viajar com ela. Inicialmente, pelo Mercosul, como já é com o RG. A partir do momento em que o órgão emissor estiver apto a processar a nova carteira de identidade, a pessoa que quiser emiti-la deve apresentar sua certidão de nascimento ou casamento.

O cidadão não precisa procurar neste momento os institutos de identificação. A troca para a nova identidade será gradativa.

Abaixo você confere todas as informações que constam na nova carteira de identidade.
Informações na nova carteira de identidade
– UF e órgão emissores
– Número de identificação
– Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento
– Foto 3×4, assinatura e impressão digital
– Elementos de verificação e segurança (QR code e MRZ)
– Dados opcionais
Grupo sanguíneo e fator RH:
– Decisão de doar órgãos em caso de morte
– Condições particulares de saúde

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem