Paraná tem 20 setores organizados para a logística reversa

 Paraná tem 20 setores organizados para a logística reversa

Foto: Arquivo / ANPr

Foto: Arquivo / Arnaldo Alves / ANPr.

20 setores produtivos formalizaram compromisso para a organização da logística reversa no Paraná. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos segue a Política Nacional. Atualmente, 51% municípios possuem planos, principalmente, os mais populosos, e com isso, 70% dos resíduos gerados têm destinação adequada.

Já possuem sistema de retorno ao produtor pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, medicamentos, pneus, além de baterias automotivas, óleo e embalagens de agrotóxico, que não são recicláveis e também não podem ser colocados no lixo orgânico por serem tóxicos.

Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Vinício Bruni, a logística reversa é o conjunto de ações para tentar viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor que o produziu, para tentar reaproveitar ou dar a destinação final adequada a ele.

Segundo dados do governo, em três anos, o Estado liberou recursos para a compra de 384 caminhões de coleta, 126 equipamentos para barracões e 306 conjuntos de lixeiras e carrinhos manuais urbanos, beneficiando 362 municípios.

Reportagem: Felipe Harmata

Foto: Arquivo / ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem