ParanáGeral

Paraná tem 92,9% das residências conectadas à internet, revela IBGE

Pesquisa revela que, em 4 anos, mais de 600 mil casas passaram a ficar conectadas

 Paraná tem 92,9% das residências conectadas à internet, revela IBGE

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nove a cada 10 residências têm acesso à internet no Paraná, segundo o IBGE. São mais de 4 milhões de domicílios conectados, o que representa 93% dos imóveis no estado. Os resultados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD Contínua). O avanço no acesso à internet no Paraná tem sido notado ao longo dos anos. Em 2019, eram 3,4 milhões de residências com conexão, cobrindo 86% dos imóveis. A pesquisa revela que, em 4 anos, mais de 600 mil casas passaram a ter acesso à internet. A taxa de 93% de domicílios conectados no Paraná em 2023 supera a média nacional, que é de 92,5%, correspondendo a 72 milhões de residências com acesso em todo o Brasil.

Segundo o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, o governo foca nesse momento em políticas públicas e investimentos para aumentar o acesso à internet também na área rural.

A pesquisa do IBGE também mediu o porcentual de uso de internet para cada faixa etária. A faixa de paranaenses entre os 20 e 24 anos de idade, por exemplo, é aquela com a maior proporção de pessoas conectadas, com mais de 96% de usuários. Todas as faixas entre 14 e 49 anos, no entanto, têm uma proporção de pessoas com conexão à internet superior a 93% no estado.

O maior crescimento no uso da internet aconteceu entre os idosos com 60 anos ou mais. Em 2023, quase 66% desse grupo acessou a internet pelo menos uma vez ao longo do ano, um aumento significativo em comparação com 2019, quando a taxa era de 47%.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico