ParanáGeral

Paraná tem campanha de conscientização sobre alienação parental

Afastar os filhos de um dos pais pode resultar em perda da guarda

 Paraná tem campanha de conscientização sobre alienação parental

Imagem: Reprodução

Nesta semana, o Paraná realiza a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome da Alienação Parental. A data faz parte do calendário oficial do estado e é realizada todos os anos nos últimos 7 dias do mês de abril.

A alienação parental é caracterizada pela tentativa de um dos pais de influenciar os filhos contra o outro, como explica a médica pediatra e psicóloga dra. Luci Pfeiffer.

A médica reforça que este tipo de violência, apesar de ser direcionado a outro adulto, tem como maiores vítimas as próprias crianças e adolescentes.

De acordo com a advogada Glenda Gondim, a alienação parental é uma violação prevista na legislação brasileira. Entre as atitudes que são entendidas como alienação parental estão o impedimento ou a criação de dificuldades para o contato com o filho, a mudança para um cidade distante sem justificativa, e denúncias falsas de abusos.

Ela orienta como recolher provas sobre essas situações.

A lei se estende também a outros familiares, seja como praticantes ou vítimas da ação. O Poder Judiciário promove reuniões mensais do Núcleo de Conciliação e Mediação das Varas de Família, chamadas oficinas de parentalidade, que ajudam a identificar o problema. Judicialmente, aos atos podem resultar inclusive na troca de guarda de crianças e adolescentes, mas o primeiro caminho é a mediação, para evitar traumas e mais dificuldades para os filhos.


Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Homem é condenado após dançar em cima de cavalo

Homem é condenado após dançar em cima de cavalo

Caso foi registrado em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

Serviço é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem