Paraná tem casos de caxumba notificados em pelo menos cinco cidades

 Paraná tem casos de caxumba notificados em pelo menos cinco cidades
(Foto: Divulgação/Sesa)
(Foto: Divulgação/Sesa)

Pelo menos cinco surtos de caxumba já foram registrados este ano no Paraná pela Secretaria de Estado da Saúde. A doença foi notificada em 91 pacientes dos municípios de Ponta Grossa e Ortigueira, nos campos gerais, Turvo, na região central, Francisco Beltrão, no sudoeste, e Cândido de Abreu, no centro-norte. Como a enfermidade não tem notificação obrigatória, os números podem ser maiores.

Mas vale ressaltar que, por exemplo, dois casos em um mesmo local, como uma escola ou uma creche, já caracterizam um surto, ou seja, é algo bem diferente de uma epidemia.

De acordo com a Sesa, a faixa etária dos pacientes vítimas de caxumba mudou nos últimos anos, passando das crianças, que são vacinadas, para os adolescentes e jovens adultos. Tanto que a maioria das ocorrências verificadas é entre pessoas de 15 a 30 anos de idade, que não foram vacinadas ou receberam apenas uma dose da imunização.

A proteção está disponível para a população em qualquer Unidade de Saúde do Estado, exceto para as mulheres grávidas. Quem tem de 1 a 29 anos de idade deve receber duas doses da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. Já as pessoas com idade de 30 até 49 recebem uma única dose.

A caxumba é uma enfermidade comum nesta época do ano, quando as pessoas costumam permanecer em ambientes fechados. Os cuidados para evitar o contágio são os mesmos para evitar a gripe.

Os principais sintomas da doença são inchaço na região do pescoço, dor ou dificuldade para engolir, dor de cabeça e febre moderada. A transmissão se dá pelo ar, de 7 a 10 dias depois que o paciente infectado começou a apresentar os sintomas, e quem perceber qualquer mudança deve procurar imediatamente ajuda médica.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem