Paraná tem menos leitos de UTI neonatal do que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria

 Paraná tem menos leitos de UTI neonatal do que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria

(Foto: divulgação/Pequeno Príncipe)

(Foto: divulgação/Hospital Pequeno Príncipe)

O Paraná tem menos leitos de UTI neonatal do que a quantidade defendida pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O levantamento foi divulgado em alusão ao Dia do Pediatra, lembrado em 27 de julho. As informações foram apuradas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, mantidas pelo Governo Federal.

Segundo a organização que representa os pediatras, no Paraná, são cerca de dois leitos e meio de UTI neonatal por 1.000 nascidos vivos no Sistema Único de Saúde. A Sociedade Brasileira de Pediatria defende que a proporção ideal é de no mínimo quatro leitos para cada grupo de 1.000 nascidos vivos.

Atualmente, o Paraná soma 420 leitos de UTI neonatal no SUS. Considerando também as unidades privadas, o estado chega mais próximo da proporção defendida pela Sociedade de Pediatria. São, ao todo, 600 leitos de UTI neonatal, pouco mais de três leitos e meio por 1.000 nascidos vivos no Paraná. Esses dados são relativos ao mês de maio. A Secretaria Estadual de Saúde aponta um número maior. Seriam 447 leitos de UTI neonatal pelo SUS, no Paraná, ou contratados pela Sesa.

Segundo o diretor da Gestão em Saúde da Secretaria, Vinicius Filipak, o número de leitos em unidade de tratamento intensivo pediátrico aumentou desde 2010.

Nos últimos nove anos, o Paraná perdeu 1.039 leitos pediátricos no Sistema Único de Saúde. Segundo a amostragem, em 2010, o Paraná contava com mais de 3.200 leitos de pediatria clínica. Nove anos depois, o estado soma 2.175 leitos. O corte também se estende para a rede que não faz parte do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, o Paraná tem 493 leitos pediátricos na rede privada. Na rede que não faz parte do SUS, o corte foi de 165 leitos de pediatria clínica na comparação com maio de 2010. A Secretaria de Saúde diz que o estado atende a quantidade mínima de leitos pediátricos exigidos pelo governo federal.

Segundo o executivo estadual, o Paraná deveria contar com cerca de 1.800 leitos, mas atualmente tem mais de 2.100.

Os leitos de internação pediátrica são destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas. O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sidnei Ferreira, discorda da avaliação da Secretaria de Saúde do Paraná. Ele afirma que não é uma gestão eficiente fechar leitos pediátricos, por causa do envelhecimento da população.

Aqui no Paraná, somadas as unidades públicas e particulares, hoje são cerca de 2.600 leitos disponíveis — 1.204 a menos do que em maio de 2010. O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria critica o planejamento de gastos dos governos.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, nos últimos anos, investiu na expansão de leitos pediátricos e neonatais para atendimento de maior complexidade — eles são destinados a pacientes graves e que exigem maior estrutura e esforço de profissionais. Ainda segundo o governo federal, o crescimento da oferta de leitos de cuidados intermediários e intensivos para esses casos foi de 25% entre 2010 e 2018, totalizando atualmente mais de 11.600 leitos no SUS.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem