Paraná vai disponibilizar cirurgias para mudança de sexo

Foto: Venilton Küchler / AENotícias do Paraná

Cerca de duzentos paranaenses vão ser beneficiados com as cirurgias relacionadas à mudança de sexo que vão ser disponibilizadas no estado. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira.  De acordo com o Governo do Estado, há cinco anos são oferecidos acompanhamento médico e psicológico, e hormonioterapia, por meio do Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, somente no primeiro semestre deste ano mais de quatrocentas consultas médicas e quase oitocentos atendimentos psicológicos foram realizados. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é preparar o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná junto ao Ministério da Saúde para que seja realizado o processo transexualizador. Enquanto ocorre a capacitação do procedimento, as cirurgias vão ser custeadas pelo estado. De acordo a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, este é um pedido antigo feito pela população transexual.

Um dos processos feito pela Secretaria da Saúde é a capacitação aos profissionais do Hospital das Clínicas. Segundo a superintendente do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, a parceria com o estado e com o município vai ajudar na viabilização do procedimento.

A transexual Natália Rivelini fez o acompanhamento no Hospital das Clínicas durante um ano e meio. Por causa da falta de estrutura, Natália foi encaminhada a Porto Alegre. Durante quatro anos a transexual foi quinzenalmente até a capital gaúcha para fazer o acompanhamento.

Atualmente, apenas cinco estados brasileiros contam com centros hospitalares credenciados para cirurgias de redesignação sexual, ou mudança de sexo, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem