Paranaenses estão entre os mais endividados do país

Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O Paraná é o estado com mais endividados do país. O Estado teve a maior taxa no ano passado, desde 2011. Um levantamento divulgado pela Fecomércio mostra que a média paranaense foi de 89%. Em 2017, esse percentual era um pouco menor, de 88%. O ano passado teve a maior taxa de endividamento nos últimos sete anos, quando a média anual foi de 90%. Em dezembro, 89,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida. Já a média nacional anual de endividamento ficou em 60,6%, o que coloca o Paraná no topo.

Apesar do resultado, a Fecomércio destaca que esse resultado não é necessariamente negativo. As dívidas relatadas na pesquisa correspondem a débitos ou contas a vencer e compras parceladas, algumas delas por anos, como os financiamentos imobiliários e de veículo. O levantamento mostra ainda que o alto índice de endividamento dos paranaenses está relacionado à alta empregabilidade do Estado.

Com isso, muitos consumidores se sentem mais seguros para realizar os parcelamentos, tanto que a inadimplência e a falta de condições de pagamento das dívidas no Paraná estão dentro da média nacional. A média anual de famílias com contas em atraso no Estado foi de 29% e a média dos consumidores que reconhecem que não terão condições de pagar as dívidas foi de 10,6%. As médias nacionais foram de 24% e 9,7%, respectivamente. O cartão de crédito foi o maior motivo de endividamento dos paranaenses, depois aparecem os financiamentos.

Reportagem: Lorena Pelanda

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*