Especiais

Paranaenses que trabalharam em Brumadinho são homenageados na Alep

 Paranaenses que trabalharam em Brumadinho são homenageados na Alep

Foto: Orlando Kissner/Alep

Foto: Orlando Kissner/Alep

Os bombeiros e policiais paranaenses que ajudaram no trabalho de busca e resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná. Os profissionais receberam menções honrosas pelo empenho, atitude e entrega que foram essenciais para que mais vidas fossem salvas.

A solenidade foi realizada ontem (27) à noite. E segundo o deputado Tião Medeiros (PTB), autor da proposta, o gesto é uma forma de mostrar que o Paraná está muito bem representado e que o estado foi, desde o início, solidário aos afetados pelo desastre que impactou o país e o mundo.

O capitão Daniel Lorenzetto, dos Bombeiros, fez parte da primeira equipe do estado enviada para dar apoio às buscas. Ele conta que se sente honrado por ter contribuído para amenizar um cenário tão difícil.

Várias autoridades participaram do evento, inclusive o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes. De acordo com ele, a atuação em Brumadinho foi mais uma das grandes tarefas cumpridas pelas equipes, que têm atuado em diferentes tipos de tragédia dentro e fora do estado.

O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a enviar uma força-tarefa a Minas Gerais com pessoal e equipamentos para ajudar nos desdobramentos do desastre. A barragem se rompeu em 25 de janeiro e as equipes do estado foram encaminhadas dois dias depois.

Participaram equipes do Gost, o Grupo de Operações de Socorro Tático, dos Bombeiros, que é referência em ações de busca e salvamento, assim como do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, uma geóloga e dois capitães da Defesa Civil e uma perita criminal da Polícia Civil.

Dois cães farejadores da 5ª companhia independente de PM – o Thor e a Brida – que atuaram indicando pessoas soterradas na lama, também estiveram na solenidade na Alep.

Reportagem: Daiane Andrade

Foto: Kleyton Presidente/Alep
Foto: Orlando Kissner/Alep
Foto: Orlando Kissner/Alep
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba