Paranaguá deve iniciar visitas guiadas aos cemitérios municipais

Foto:Edgar Marques/FCC

O Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá, no litoral do Estado, deve iniciar visitas guiadas, no mesmo modelo adotado no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba.  Servidores parnanguaras estão sendo treinados para promover o turismo cemiterial na região. A Prefeitura de Paranaguá buscou apoio da Fundação Cultural de Curitiba para desenvolver uma atividade nos mesmos moldes.

A pesquisadora da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, Clarissa Grassi, está no litoral para conhecer os cemitérios e pesquisar os pontos de destaque.

Clarissa acredita que as visitas possam começar ainda neste ano. A proposta é relembrar fatos históricos, analisar a arquitetura dos túmulos e contar a história do Estado por meio das personalidades sepultadas no local.

As visitas guiadas devem começar pelo Cemitério Nossa Senhora do Carmo, mas a proposta é ampliar o projeto para os outros 4 cemitérios municipais da cidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Paranaguá, Raphael Rolim de Moura, a ideia foi inspirada no projeto curitibano e também em outras propostas internacionais.

Em 2017, 2.201 pessoas participaram das visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. O projeto conta com visitas temáticas, abordando temas como mulheres pioneiras, monumentos, personalidades negras, imigrantes, artistas plásticos, iconografia religiosa, poetas e músicos.

Há também visitas noturnas. Todas elas são direcionadas pela pesquisadora Clarissa Grassi, que estuda a unidade há 15 anos. Para participar das atividades é preciso enviar um e-mail para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, [email protected] O próximo tour está agendado para este sábado, dia 29, das 9h às 12h.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: reprodução/Facebook)

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*