Parceria entre ong e prefeitura constrói casas para pessoas em situação de risco no Caximba

(Foto: divulgação/TETO)

No próximo fim de semana (08 e 09), os voluntários da ONG TETO vão construir 18 novas casas para realocar famílias que moram à beira do rio, no Caximba. A iniciativa é bastante comum no projeto, que atua em toda a América Latina oferecendo infraestrutura e moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A novidade é que esta ação tem uma parceria inédita, com a prefeitura de Curitiba. Os terrenos para a construção das casas foram disponibilizados pela Associação dos Moradores e Órgãos Públicos.

Além disso, a prefeitura, a COHAB e a Administração da Regional Tatuquara vão ser responsáveis por toda logística de materiais e dos voluntários. Para Lucas Kogut, gestor de sede do TETO Brasil no Paraná, o apoio público vai além das atividades manuais –  ele reconhece a importância da ONG na luta pela erradicação da pobreza.

Segundo a gerente do departamento social da Cohab, Rosimeire Morezi, as famílias que vão receber as novas casas foram selecionadas de acordo com o grau de risco que as edificações apresentam.

As novas casas são provisórias, até que a regularização da área seja feita – o projeto está em andamento na Cohab. O presidente da Cohab José Lupion Neto, explica que vários órgãos municipais foram envolvidos para que o projeto saia do papel.

Em atividade no Paraná desde 2014, a ONG TETO já trabalhou em 16 comunidades em Curitiba e Região Metropolitana, Castro e Paranaguá, sendo seis delas com acompanhamento semanal em campo. Mais de 7000 voluntários ajudaram na construção de 288 moradias de emergência. Além das 18 casas que serão feitas em parceria com a prefeitura, outras cinco serão feitas neste fim de semana na comunidade Santa Cruz, em Araucária.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/TETO)

(Foto: divulgação/TETO)

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*