Parque no litoral oferta cursos voltados à preservação ambiental e sustentabilidade

 Parque no litoral oferta cursos voltados à preservação ambiental e sustentabilidade

(Foto: reprodução/ Facebook)

(Foto: reprodução/ Facebook)

A agenda 2019 de cursos de formação e educação ambiental do Ekôa Park, em Morretes, no litoral, já está aberta e traz diferentes opções de aprendizado. Uma das capacitações envolve técnicas de bioconstrução usando revestimentos naturais e hiperadobe, enquanto outra é voltada à observação de aves, e outra à identificação de árvores. O calendário das iniciativas teve início no último sábado (19) de e agora continua até o mês de março.

De acordo com Tatiana Perim, diretora executiva do parque, a ideia é que as pessoas mudem a forma de pensar e de agir principalmente em se tratando de intervenções com impacto ambiental.

Nas aulas, os alunos dos cursos de bioconstrução participam da segunda fase da construção da Casa-Viveiro. É uma obra projetada e erguida 100% a partir de técnicas sustentáveis e de permacultura com o uso de tecnologia de baixo impacto ambiental e de fácil aplicação.

Esse trabalho de conscientização e apresentação de opções viáveis de interação entre o homem e a natureza começou no ano passado e, segundo Tatiana, já apresenta resultados positivos.

A etapa inaugural da construção da Casa-Viveiro foi realizada entre outubro e novembro de 2018, quando o parque recebeu uma expedição de voluntários de diferentes partes do mundo.

A edificação serve de berço para o cultivo de sementes e produção de mudas e faz parte do Tekôa, que é um espaço destinado ao compartilhamento de ideias e soluções práticas de sustentabilidade. Essa área conta com uma horta, sistema agroflorestal, criação de animais, telhado verde e também compostagem.

As vagas para os cursos, que duram um dia, são limitadas. As inscrições custam a partir de R$ 100 e incluem o ingresso no parque e o almoço. Informações e reservas devem ser feitas via e-mail, no endereço [email protected].

Reportagem: Daiane Andrade

(Foto: reprodução/ Facebook)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem