PolíticaEleições 2014

Partidos deixam para o último dia definição das chapas

10356406_10152530756567594_3236956100542824495_n

Nesta segunda-feira, termina o prazo para que os partidos políticos decidam quais serão os candidatos e as coligações para as eleições deste ano. Os principais passaram o fim de semana em convenções com os correligionários, mas só fecharão as chapas nas últimas horas. Veja o que ficou definido até o momento na corrida pelo Palácio Iguaçu:

Beto Richa

O governador do Paraná, Beto Richa, teve a candidatura à reeleição confirmada neste domingo, durante a convenção do PSDB, na sede do Paraná Clube. A chapa, que ainda não indicou um nome para vice-governador, referendou também Álvaro Dias para a reeleição ao senado. O apoio a Beto para mais um mandato à frente do Palácio Iguaçu, terá a maior coligação, com nove partidos aliados (PSB, PSDC, PSC, PMN, PTB, PP, PR, PSL e PT do B).

A convenção também apoiou a candidatura do atual presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, à câmara dos deputados. O encontro do PSDB teve a participação de 114 delegados tucanos, além da presença do candidato à presidência da República, Aécio Neves. Ele foi questionado pela imprensa também pela falta de um nome à vice. Aécio preferiu manter segredo, e disse que deve anunciar a chapa completa nesta segunda.

Já o Partido Social Cristão (PSC) negou o pedido do PSDB para que Ratinho Júnior fosse o vice-governador ao lado de Beto Richa. A decisão foi anunciada durante a convenção do partido que aconteceu na manhã deste sábado. Com isso, o principal nome do PSC deve tentar uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná. Apesar de não ser o vice de Richa, Ratinho Júnior informou que vai apoiar a candidatura do atual governador.

O Partido Social Cristão anunciou também coligação com o PTB e com o PR para as disputas proporcionais, e deve contar com 118 candidatos a deputado estadual e 60 a deputado federal. O nome do representante do partido que deve ser candidato ao Senado ainda não foi definido.

O Partido Social Democrático, PSD, também só deve oficializar na segunda os candidatos das eleições deste ano. Neste domingo, o PSD realizou uma convenção em Curitiba. A princípio, candidatura própria do empresário Joel Malucelli para o governo já foi descartada, assim como o nome do deputado federal e presidente estadual do partido, Eduardo Sciarra, para o senado.

Segundo Sciarra, a executiva vai decidir se fecha uma aliança majoritária com o governador Beto Richa, do PSDB.

Sciarra afirma que o partido tem vários nomes para vice-governador, mas que nada ainda foi definido.

A segunda-feira é a data limite para oficializar as candidaturas e coligações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Gleisi Hoffmann

O Partido dos Trabalhadores deve decidir também nesta segunda quem será o candidato a vice-governador na chapa de Gleisi Hoffmann. A convenção de domingo serviu apenas para oficializar a senadora na corrida pelo Palácio Iguaçu, além de Ricardo Gomyde na disputa pelo senado. Até agora, os partidos PCdoB, PDT, PRB, PEN e PTN declararam apoio à candidatura dela ao governo do Paraná.

Já a escolha do vice ficará para uma nova reunião, mas se estuda entregar a vaga ao PDT, que deve indicar o deputado estadual André Bueno. Mas, há chances também de que o médico Haroldo Ferreira possa concorrer à vaga. A decisão deve sair até o fim da tarde.

Roberto Requião

A deputada federal Rosane Ferreira (PV) foi escolhida como candidata à vice de Roberto Requião ao governo do Paraná. A decisão foi divulgada após uma reunião dos dirigentes estaduais do PMDB, PV, PC do B e PPL, partidos que estarão coligados para apoiar o senador.

A aliança tem o prazo de 30 dias para divulgar os nomes dos deputados estaduais e federais que irão concorrer ao pleito. A decisão pela candidatura própria expôs um PMDB dividido: durante convenção do partido, 250 pmdebistas defendiam uma aliança com o PSDB do atual governador Beto Richa. O nome de Requião obteve 319 votos.

Outros candidatos

O PPS se reúne apenas nesta segunda, no fim da tarde, e pode lançar o deputado federal Rubens Bueno como candidato próprio. No cenário nacional, o partido apoia a candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva.

Já no Partido Republicano Progressista (PRP), os correligionários decidiram lançar candidatura própria, e escolheram o advogado e jornalista Ogier Buchi na corrida pelo Palácio Iguaçu. A convenção decidiu também lançar Mauri Viana como candidato ao Senado. O PRP espera fechar coligação com mais três partidos até o fim da tarde desta segunda.

O PSTU oficializou a candidatura de Rodrigo Tomazini ao governo do Paraná. O partido decidiu que terá chapa única, sem alianças para o primeiro turno.

Pelo Psol, o servidor público federal Bernardo Pilotto foi anunciado como candidato ao governo estadual.

Há duas semanas, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS) foi o primeiro nome a ser lançado candidato pela coligação PHS-Pros.

Debates na Band

O primeiro debate com os candidatos ao governo do Paraná será na Band, no dia 14 de agosto, a partir das 22h. O programa terá transmissão simultânea pela rádio BandNews FM.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.