Passageiros que desciam de trem para Morretes ficam parados na serra depois de trem de carga descarrilar

 Passageiros que desciam de trem para Morretes ficam parados na serra depois de trem de carga descarrilar

(Foto: divulgação/ Serra Verde Express)

Cerca de 1000 passageiros que tinham como destino a cidade de Morretes no litoral do Paraná ficaram parados por mais de 2 horas no meio da serra neste domingo. A composição saiu da estação ferroviária de Curitiba no horário previsto, às 8h30 da manhã. Uma hora depois o trem parou próximo a Piraquara e lá ficou até perto do meio-dia quando uma outra locomotiva chegou para fazer o reboque até Curitiba. Os passageiros foram informados que devido a um problema com um trem de carga o trem de passageiros não poderia seguir.

A viagem normalmente leva em média 3 horas e meia até Morretes. O comerciante Paulo Brito, proprietário de um restaurante em Morretes, relata que os atrasos acontecem com frequência e que espera que as empresas do transporte de cargas e de passageiros tenham um entendimento melhor para que não haja prejuízo ao comércio nem aos turistas.

A técnica em informática Sônia Aparecida da Silva, de 59 anos, lamentou o que considerou falta de planejamento da empresa que oferece o passeio.

Ela revela que o problema é recorrente e já passou pela mesma situação anteriormente.

O administrador aposentado Joel Pinheiro, 56 anos, reclamou por não poder concluir o passeio.

Em nota a Serra Verde Express que administra o serviço do passeio de trem de passageiros explica que “o trem da Serra Verde Express partiu no horário normal, às 8h30, e parou por volta de 10h30 em razão do descarrilamento do trem de carga. O trem  de passageiros ficou parado cerca de uma hora e meia e retornou a Curitiba assim que a Serra Verde Express foi notificada pela Rumo Logística de que a liberação da ferrovia poderia levar até 5 horas. Os passageiros tem direito a reembolso do valor ou remarcação dos bilhetes”.

Já a Rumo Logística, empresa que tem a concessão da ferrovia e realiza o transporte de cargas até Paranaguá, diz em nota que “o descarrilamento de um vagão de farelo de soja na manhã de ontem, domingo, próximo a estação ferroviária de Porto de Cima foi o que ocasionou a interferência na circulação do trem de passageiros. A ferrovia foi liberada no fim da tarde do mesmo dia e não houve o derramamento de carga”.

Reportagem: Fábio Kiil

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem