CuritibaGeral

Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Com direção de Fernando Vettore, peça emociona e encanta o público

 Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Foro: Camila Pech Manto

O espetáculo Hi, Breasil! foi apresentado no gramado do Parque Barigui no último sábado (09). A peça estava prevista para iniciar às 18h, mas devido ao atraso no sistema de iluminação acabou tendo um atraso de meia hora. Mas, durante a espera, os artistas colocaram músicas e animaram a plateia. A peça venceu o prêmio especial do Troféu Gralha Azul, do teatro paranaense, em 2019.

O espetáculo aborda os medos e os sonhos utópicos trazendo questões críticas sobre ciência, preconceito, história e o corpo – isso tudo enquanto o elenco faz café. Rosane Freire faz o papel de mãe, Paulo Chierentini é o peixe, Ingrid Leandro interpreta a jovem e Lucas dos Santos foi o professor. Juntamente com a atriz Rana Moscheta, o grupo integra a companhia teatral Olho Rasteiro.

O diretor Fernando Vettore comentou que escolheu o teatro na rua para alcançar um público maior e assim fazer com que exista uma peça sem barreiras já que o teatro deve ser uma arte pública, trazendo cenas tocantes. Para ele, fazer a peça na rua “é uma experiência incrível, a qual se torna uma apresentação democrática e sem tolerância”.

“O tema da peça envolve sonhos, questões da sociedade e dores que tocam o elenco e dessa forma buscamos mostrar os nossos desejos utópicos”, contou Rosane Freire que também relatou o processo de criação e citou que o nome Hi,Breasil! é uma referência à ilha celta, que era considerada uma ilha imaginária, repleta de devaneios. Outra curiosidade que a artista trouxe foi o fato de ser mãe e poder assim mostrar suas dores na questão do corpo e dúvidas quanto à maternidade.

Essa foi a última apresentação do grupo teatral no Festival de Curitiba, tendo seu encerramento repleto de animação e emoção dos atores e da plateia, deixando uma mensagem ao público, “amanhã vai ser outro dia”.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Camila Pech Manto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

A programação de shows traz uma homenagem a quatro bandas icônicas

Curitiba registra 100 casos de hepatite A em 2024

Curitiba registra 100 casos de hepatite A em 2024

Número é 10 vezes maior que a média histórica para todo o ano