CuritibaGeral

Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Com direção de Fernando Vettore, peça emociona e encanta o público

 Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Foro: Camila Pech Manto

O espetáculo Hi, Breasil! foi apresentado no gramado do Parque Barigui no último sábado (09). A peça estava prevista para iniciar às 18h, mas devido ao atraso no sistema de iluminação acabou tendo um atraso de meia hora. Mas, durante a espera, os artistas colocaram músicas e animaram a plateia. A peça venceu o prêmio especial do Troféu Gralha Azul, do teatro paranaense, em 2019.

O espetáculo aborda os medos e os sonhos utópicos trazendo questões críticas sobre ciência, preconceito, história e o corpo – isso tudo enquanto o elenco faz café. Rosane Freire faz o papel de mãe, Paulo Chierentini é o peixe, Ingrid Leandro interpreta a jovem e Lucas dos Santos foi o professor. Juntamente com a atriz Rana Moscheta, o grupo integra a companhia teatral Olho Rasteiro.

O diretor Fernando Vettore comentou que escolheu o teatro na rua para alcançar um público maior e assim fazer com que exista uma peça sem barreiras já que o teatro deve ser uma arte pública, trazendo cenas tocantes. Para ele, fazer a peça na rua “é uma experiência incrível, a qual se torna uma apresentação democrática e sem tolerância”.

“O tema da peça envolve sonhos, questões da sociedade e dores que tocam o elenco e dessa forma buscamos mostrar os nossos desejos utópicos”, contou Rosane Freire que também relatou o processo de criação e citou que o nome Hi,Breasil! é uma referência à ilha celta, que era considerada uma ilha imaginária, repleta de devaneios. Outra curiosidade que a artista trouxe foi o fato de ser mãe e poder assim mostrar suas dores na questão do corpo e dúvidas quanto à maternidade.

Essa foi a última apresentação do grupo teatral no Festival de Curitiba, tendo seu encerramento repleto de animação e emoção dos atores e da plateia, deixando uma mensagem ao público, “amanhã vai ser outro dia”.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Camila Pech Manto.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Após cerca de cinco horas, Contorno Norte é liberado

Após cerca de cinco horas, Contorno Norte é liberado

PR 418 foi liberada por volta das 19h, perto do Orleans

Polícia Civil prende suspeitos de latrocínio no sudoeste do Paraná

Polícia Civil prende suspeitos de latrocínio no sudoeste do Paraná

Crime aconteceu no dia 19 de setembro na zona rural do município

Obras para melhorar a acessibilidade são realizadas em Curitiba

Obras para melhorar a acessibilidade são realizadas em Curitiba

Entre elas, está a implantação de rampas de acessibilidade, calçadas e ciclovias

FAS recebe doação de uma tonelada de alimentos

FAS recebe doação de uma tonelada de alimentos

Cerca de uma tonelada de alimentos foram doados pelo Hospital Cardiológico Costantini