Pediatra de 92 anos atende população de forma voluntária em Pontal do Paraná

 Pediatra de 92 anos atende população de forma voluntária em Pontal do Paraná

(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)

(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)

Quando você chegar aos 92 anos de idade, onde você gostaria de estar, o que estaria fazendo? Ao chegar nessa idade, você se imagina acordando cedo e saindo para trabalhar? Pois essa é a rotina do médico Ivan Fontoura, de 92 anos, pediatra voluntário em Pontal do Paraná.

Formado em 1951 pela Universidade Federal do Paraná, ele possui pós-graduação em Puericultura e Nutrição, Mestrado na Universidade da Califórnia e Doutorado na Universidade de Sourbone, na França. Dos seus 58 anos de formado, dedicou 54 à clínica pediátrica, além de ser diretor de vários hospitais, incluindo o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde atuou por 30 anos, ocupando vários cargos de direção.

No litoral, no início da década de 1970, ele esteve à frente do Hospital Infantil. Na Secretaria de Planejamento instituiu o programa de assistência às ilhas. Foi ainda Secretário Estadual de Saúde entre 1971 e 1975. Deste período, ele lembra da luta para combater doenças que afetavam as crianças no Paraná.

Em Pontal do Paraná, ele trabalha de forma voluntária duas vezes por semana, das 9 horas da manhã às quatro horas da tarde. No pequeno posto de saúde ele chega a atender de 30 a 40 crianças por dia junto com a esposa Eva, enfermeira com quem é casado há 40 anos.

Na família, um filho e quatro netos também são médicos. O amor pela medicina é o que o incentiva a continuar trabalhando, mesmo depois da aposentadoria.

A dona de casa Luana dos Santos da Costa é mãe do pequeno Gabriel, de 4 meses. Ela conta que o atendimento do médico é inigualável.

A comerciante Camila Pereira levou pela segunda vez o filho, João Miguel, de 1 mês e meio. Ela mora em Praia de Leste e seguiu a indicação de outras mães.

Dr. Ivan Fontoura já recebeu as duas principais honrarias do Conselho de Medicina do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, por seu trabalho médico-social. Quando ele não atende, o posto de saúde no bairro Jacarandá fica fechado e a cidade passa a contar com um único médico pediatra que atende a demanda das cinco unidades de saúde do município no sistema de rotatividade.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)
(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem