Política

Pedido de vista adia para a semana que vem votação do fim da licença prêmio

 Pedido de vista adia para a semana que vem votação do fim da licença prêmio

Foto: Sandro Nascimento/ALEP

Um pedido de vista adia para a semana que vem a votação final do projeto que põe fim à licença prêmio de servidores públicos estaduais. O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri, do PT, pediu prazo para analisar o parecer do deputado Paulo Litro, do PSDB, a respeito das 32 emendas apresentadas ao projeto de lei complementar número 9 de 2019.

Com o pedido de vista, a votação na CCJ será retomada na próxima terça-feira. Depois de passar pela comissão, o projeto deve ir a Plenário para que a votação seja concluída. Das 32 emendas apresentadas, 12 foram sugeridas por deputados da oposição. O relator Paulo Litro se manifestou pela constitucionalidade integral de 27 propostas. Outras cinco foram acolhidas parcialmente e aglutinadas na forma de uma subemenda.

Na sessão plenária desta terça-feira (8), servidores lotaram as galerias da Assembleia Legislativa pedindo a retirada do projeto. Mas a pressão não alterou o andamento da proposta, que foi aprovada em primeira votação por 39 votos a 12. Em seguida, uma sessão extraordinária foi aberta para receber as emendas. O projeto prevê a substituição da licença prêmio pela licença capacitação, concedida aos servidores da ativa que provarem ter participado de cursos.

No caso de novos concursados, esse tipo de afastamento remunerado garantido a cada cinco anos seria completamente extinto. A oposição alerta para a possibilidade de dificuldades serem criadas para impedir o reconhecimento do direito. O governo alega que o Estado não tem mais condições de absorver um passivo gerado pela licença-prêmio, que seria de R$ 3 bilhões, cálculo que os servidores contestam. De acordo com a proposta, os profissionais que já têm direito à licença prêmio têm prazo de dez anos para usufruir o benefício.

Eles deverão apresentar o requerimento das licenças pendentes em até um ano, mesmo que seja para usar futuramente. São três meses de descanso remunerado, mas com possibilidade de fracionar o período, em no mínimo um mês. O projeto também permite que o servidor opte por receber o equivalente à licença em dinheiro. Os que ainda não completaram cinco anos de trabalho só terão direito à licença capacitação.

Para isso, precisam comprovar ter frequentado, no mínimo, 75% das aulas de cursos de 140 horas. Novos contratados não terão mais direito a qualquer um dos dois tipos de licença remunerada. A proposta prevê ainda uma redução de dez para cinco anos no tempo trabalhado para policiais possam tirar licença. O prazo é o mesmo dos servidores civis.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia