Pelé vem ao Paraná para apoiar projetos de incentivo ao esporte

 Pelé vem ao Paraná para apoiar projetos de incentivo ao esporte

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

O ícone do futebol brasileiro, Pelé, é o novo apoiador de uma campanha do governo do Paraná de incentivo a doação de impostos para projetos esportivos. O lançamento do “Imposto Amigos do Esporte” foi nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença do ex-jogador.

Durante o evento, Pelé também anunciou que o Paraná foi o escolhido para uma nova fase do Programa Esportivo Lúdico Educacional, que tem a supervisão do ex-jogador. Vão ser oferecidas aulas esportivas em contra turno escolar para os estudantes da rede estadual, como prática de inclusão social. Durante o evento, Pelé lembrou como surgiu o desejo de ajudar crianças e adolescentes e a terem um futuro melhor. Em 1969, ele saia de um treino na Vila Belmiro, estádio do Santos, no litoral São Paulo, quando viu alguns jovens roubando carros na região.

A partir disto, ele começou a pensar em uma alternativa para que isto não acontecesse mais. Dias depois o rei do futebol marcaria seu milésimo gol no Maracanã, no Rio de Janeiro e dedicou o gol as crianças carentes do país.

A primeira cidade a receber o programa vai ser Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. De acordo com o Superintendente do Esporte, Hélio Wirbiski, o projeto deve ser levado a todo o estado em breve.

Já a campanha “Imposto Amigos do Esporte”, que tem no apoio de Pelé, quer incentivar pessoas e empresas a destinarem parte dos tributos devidos para projetos esportivos estaduais. É possível destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido: 6% para a pessoa física e 1% para a pessoa jurídica. Ou já por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), as empresas podem destinar até 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Prestação de Serviço (ICMS).

De com o Wirbiski, recebem as doações as inciativas aprovadas pelo governo.

A expectativa do governo é de arrecadar R$ 8 milhões pelo Proesporte. A destinação da pessoa física é realizada até dezembro e a de pessoa jurídica a cada apuração, geralmente a cada trimestre. O valor destinado pode ser abatido do valor devido ou somado à restituição.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem