Período de rematrículas escolares faz com que pais pensem em locais com tecnologia mais presente

 Período de rematrículas escolares faz com que pais pensem em locais com tecnologia mais presente
Foto: divulgação

Começa em algumas semanas a temporada de matrículas e de rematrículas em todo o Paraná. O estado se organiza desde já para acolher mais de 1 milhão de estudantes em mais de 2 mil escolas. A pandemia da covid-19, trouxe um novo ritmo para a educação e, mais do nunca, a tecnologia se tornou fator determinante. Pensando na inovação e uso tecnológico como um meio para o ensino, um colégio de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, tem oportunizado aos alunos uma experiência inédita.

O diretor do Colégio COC Beraldo, Elton Beraldo, conta que uma das estratégias inovadoras foi a adoção de quadros digitais integrados a uma plataforma específica, para ser usada em modelo híbrido.

Diferente de outras instituições, onde simplesmente a câmera do computador capta o quadro (muitas vezes com reflexos e luzes que incomodam e dificultam a visibilidade), a proposta do digital é projetar o mesmo conteúdo dos livros e das apostilas, garantindo que todos os alunos, em casa ou na escola, acompanhem ao mesmo tempo o conteúdo. A visão é limpa e dinâmica. Em situação prática, por exemplo, os alunos que assistem aula em casa podem responder enquetes e aguardar pela resposta ao mesmo tempo em que a turma do presencial testa seus conhecimentos. Ainda, é através da plataforma que os alunos podem acessar suas atividades e rever conteúdos gravados.

O professor de matemática do Colégio COC Beraldo, Ednilson Rotini, afirma que esses recursos ajudam no desenvolvimento estudantil.

O aluno do 9º Ano do Colégio COC Beraldo, Caio Daniel Perrony, destaca quais as vantagens de aprender desta maneira.

Para os profissionais do Colégio COC Beraldo, a escola digital não veio para substituir a presencial e sim para somar. Mesmo em um futuro onde as aulas presenciais diárias retornem, a tecnologia fica cada vez mais presente e será aliada, proporcionando o acesso dos alunos às aulas em momentos de necessidade, além de facilitar a retomada de conteúdos, materiais de reforço e acompanhamento de atividades e provas, pelos alunos, pais e professores.

Foto: divulgação

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem