Pesca volta a ser liberada nas bacias do Paraná a partir desta sexta (03)

 Pesca volta a ser liberada nas bacias do Paraná a partir desta sexta (03)

Foto: divulgação/IAP

Estão liberadas as pescas em todo o território paranaense a partir desta sexta (03). As bacias dos rios Ivaí, Piquiri, Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco, Jordão e todos os afluentes diretos não possuem mais restrições contra a prática.

A permissão, publicada pelo Instituto Água em Terra, se dá por causa das últimas chuvas que atingiram o estado e tornaram os rios navegáveis, o que também possibilita a dispersão dos cardumes.

Segundo o chefe regional do Instituto Água e Terra em Toledo, Taciano Maranhão, o único local em que fica proibida a pesca até a metade do ano que vem é a área alagada da usina do baixo Iguaçu, região do Capanema.

Mesmo com a liberação, a portaria reforça que fica proibida a aglomeração de pessoas, o distanciamento mínimo de 1,5 metro deve ser respeitado. Para pescadores amadores é obrigatória a apresentação de autorização de pesca e, para os profissionais, a apresentação do Registro Geral de Pesca e os equipamentos deverão ser identificados.

Pessoas flagradas pescando em desacordo com as determinações poderão ser multadas no valor de R$ 700,00 por pescador e mais R$ 20,00 por quilo ou unidade de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem