Especiais

Pesquisa da UFPR mostra que planta da região do Pantanal pode ajudar na cura do câncer

 Pesquisa da UFPR mostra que planta da região do Pantanal pode ajudar na cura do câncer

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

As folhas de uma planta medicinal típica do Pantanal podem ajudar na cura do câncer e a combaterbactérias multirresistentes que causam, por exemplo, infecções hospitalares. É que aponta uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A partir de uma expedição científica, que visitou a Serra do Amolar em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a professora Chirlei Glienke coletou amostras do Cambará, um igarapé típico da região que é usado pela comunidade pantaneira para combater infecções. As folhas, analisadas em laboratório, são levadas a um processo de fermentação para extrair enzimas. A ideia é obter compostos que produzam antibióticos e que ajudem no tratamento do câncer.

Os estudos também mostram que com a Cambará vai ser possível desenvolver compostos para fazer medicamentos para a área da agricultura. A expectativa é de que os resultados da pesquisa saiam em um ano.

Cinco professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integraram um grupo de 30 pesquisadores de todo o país que participaram da expedição inédita. O objetivo era o reconhecimento da Serra do Amolar e também a coleta de materiais da fauna e flora para estudos. A ação foi organizada pelo Instituto Serra do Amolar.

Outra professora do Paraná que fez da expedição foi Luciane Marinoni. Ela atua no Departamento de Zoologia da UFPR e é presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia. De acordo com a pesquisadora, todos os dados coletados são importantes para monitorar e preservar a natureza do Pantanal.

A expedição durou seis dias no mês de fevereiro. Para chegar ao local, que fica na divisa com a Bolívia, foram mais de 20 horas de barco. Todo o material recolhido vai servir de base para diversas pesquisas tanto para na identificação de novas espécies quanto no desenvolvimento de recursos que beneficiem a população.

As descobertas da biodiversidade vão ser disponibilizadas na internet, no site do projeto Taxoline, uma rede paranaense que armazena coleções biológicas. O site é o taxonline.bio.br. Esta foi à primeira etapa da expedição Serra do Amolar, que deve ter uma segunda viagem ainda este ano.

Reportagem: Alexandra Fernandes

(Foto: divulgação/UFPR)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba