Pesquisa mostra o perfil das empresas familiares do Brasil

43% das empresas familiares do Brasil estão na segunda geração de profissionais envolvidos no negócio. A sucessão de cargos é uma das preocupações dos empresários: 48% deles acreditam que a próxima geração não está preparada para assumir os empreendimentos dos pais. Os dados fazem parte da pesquisa “Retratos de Família”, divulgada hoje (quinta, 09) pela Fundação Dom Cabral no Paraná.

O Estado é o terceiro maior no número de respondentes do levantamento, que está na 3ª edição e ouviu mais de 200 famílias empresárias de todo o país. A pesquisa, feita em parceria com a KPMG, mostra uma perspectiva positiva para os negócios familiares. É o que explica o diretor executivo da JValério Gestão & Desenvolvimento, associada da Fundação Dom Cabral no Paraná, Clodoaldo Oliveira.

Em relação às expectativas econômicas, 70% se declararam confiantes para o crescimento da empresa nos próximos três anos, mas 60% têm o cenário político e econômico como principal preocupação. Entre os participantes da pesquisa, 65% são membros da família proprietária da empresa. 85% consideram a harmonia e a comunicação entre as gerações um fator importante para o sucesso da empresa. Uma das preocupações do setor é com relação à sucessão dos cargos de chefia.

É o caso da família de Andrei Matzenbacher, Ceo do Grupo Jardim da Saudade. A empresa foi criada pelo avô dele, 50 anos atrás. O pai entrou para a administração do negócio dividindo as funções com o fundador. E ele construiu a própria carreira no grupo, até chegar ao cargo atual.

Andrei conta que uma das dificuldades das empresas familiares é separar as relações afetivas e de trabalho. O tema é trabalhado própria Fundação Dom Cabral no programa para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária – PDA. O projeto auxilia os empresários na criação de um ambiente profissionalizado e busca garantir a preservação do patrimônio das empresas familiares.

Reportagem Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social