Pesquisa mostra perfil das cervejarias artesanais no Paraná

 Pesquisa mostra perfil das cervejarias artesanais no Paraná

Foto: divulgação/ Prefeitura de Curitiba

Foto: divulgação

A região leste do Paraná é a que concentra o maior número de cervejarias artesanais do estado, com 41% de todos os estabelecimentos. É isso o que mostra um levantamento feito com 64 empresas do ramo com fabricação própria registradas junto ao Ministério da Agricultura.

Na sequência, na lista, aparecem o norte e o centro, e a ideia por trás da iniciativa é acompanhar a evolução do setor que está em franca expansão. Quem explica Daniele Martins Machado, consultora do projeto Cervejas Artesanais do Sebrae Paraná.

O estudo foi desenvolvido entre setembro e novembro do ano passado pelo Sebrae em parceria com a Procerva, Associação das Microcervejarias do Paraná e a Faculdade Guairacá. No mapeamento, foi possível identificar a localização das empresas, o perfil socioeconômico dos empreendedores, os principais estilos produzidos, a capacidade produtiva instalada, o tempo de atuação, o nível de inovação nos empreendimentos, quem são os fornecedores e os canais de distribuição, entre outras coisas.

A consultora esclarece ainda a razão pela qual a maioria dos negócios está no leste do estado, especialmente na região da capital.

A pesquisa mostra também que a maioria (42,20%) das empresas produtoras de cerveja artesanal no Paraná emprega entre 1 e 5 colaboradores; 26% não geram postos de trabalho; 20% empregam entre 10 a 15 profissionais; e 4,68% têm mais de 16 colaboradores.

A maioria dos empresários envolvidos na produção da bebida de forma artesanal tem nível superior completo, 31% são especialistas ou mestres e somente 6,25% conta apenas com ensino médio. O levantamento aponta ainda que 39% das empresas estão no mercado há mais de sete anos e 60% dos empresários realiza a própria venda dos produtos.

Reportagem: Lorena Pelanda/ Daiane Andrade

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba