NacionalEconomia

UFPR vai identificar relação de fãs com a música

Pesquisa quer identificar novas oportunidades de financiamento para o setor

 UFPR vai identificar relação de fãs com a música

Foto: Divulgação/ UFPR

Uma pesquisa elaborada por estudantes de comunicação, sob a orientação de professores da universidade UFPR, pretende entender a relação dos fãs com a música e seu comportamento de consumo. O objetivo é estudar os gostos e hábitos de consumo de música, além de entender quais são as tendências e oportunidades para o financiamento do setor. A pesquisa, quantitativa e anônima, é realizada dentro da disciplina Música Digital para os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. A pesquisa é orientada pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo da UFPR Mário Messagi Júnior e pelo professor Marcelo Garson Braule Pinto. De acordo com o coordenador, Mário Messagi Júnior, a pesquisa vai diagnosticar o impacto da música na sociedade.

A pesquisa é dirigida para pessoas que ouvem música, de todas as idades e classes sociais e deve coletar pelo menos 5 mil respostas. As estudantes de Relações Públicas, Bruna Dias e Julia Sóppa, comentam que o trabalho integrado também é de grande importância para a formação dos futuros profissionais.

A pesquisa partiu do pressuposto de que tem ocorrido um processo de mudança em como a música é consumida, o que impacta diretamente nos gostos e na maneira como as pessoas ouvem e se relacionam com o mundo musical. O formulário da pesquisa consiste em perguntas diversas sobre os diferentes modos de consumo de música. Dentre essas perguntas, o projeto procura saber com qual gênero musical o público se identifica, se costuma elaborar playlists, se compra CD’s ou discos de vinil, se escuta música pelo rádio, entre outras questões relacionadas.

O formulário tem 15 questões e está disponível no link . A pesquisa leva em média quatro minutos para ser preenchida e estará aberta para respostas até o dia 29 de abril. Após a coleta das respostas, os dados serão tratados e os resultados vão ficar disponíveis dentro de um mês, na página facebook.com/pesquisamusicadigital

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Caixa paga beneficiários de NIS de final 7

Caixa paga beneficiários de NIS de final 7

O valor médio do Bolsa Família recebido por família equivale a R$ 614,21

Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas

Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas

Avaliações prévias indicam que grande parte está ameaçada de extinção

Números do Concurso 2558 da Mega-Sena

Números do Concurso 2558 da Mega-Sena

Prêmio principal desta quarta-feira (25) chega a R$ 61,01 milhões

Injúria racial: representação criminal é indispensável, diz advogada

Injúria racial: representação criminal é indispensável, diz advogada

Equiparado ao racismo, o crime agora não prescreve, mas precisa ser denunciado dentro do prazo