Pesquisadoras coletam relatos de pais e professores sobre os desafios da educação à distância na pandemia

 Pesquisadoras coletam relatos de pais e professores sobre os desafios da educação à distância na pandemia

Foto: reprodução/Facebook-Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais

94779415_159792112234117_2202337797778440192_o
Foto: reprodução/Facebook- Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais

Um projeto tem coletado relatos de pais e professores que estão enfrentando diariamente o desafio de acompanhar os estudos dos filhos à distância por conta das limitações impostas pela pandemia.

Pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná criaram o grupo no Facebook “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais” para acompanhar os impactos da pandemia no setor.

A iniciativa é de Juliane Bazzo, professora do Departamento de Antropologia da UFPR; da contadora de histórias e mediadora de leituras Mana Luciana Suarez e da professora da rede estadual do Ceará, no Nordeste do País, Kelli Schmiguel. Os relatos mostram as dificuldades de adaptação ao ensino remoto frente à adequação dos conteúdos para ensino à distância, ao uso da tecnologia e à rotina doméstica. O público pode enviar relatos por escrito, com fotos, vídeos e áudios. Os testemunhos também podem ser anônimos.

O material forma uma espécie de diário coletivo, que ajuda a trazer soluções em condições extremas como a pandemia, como explica a pesquisadora Juliane Bazzo.

O grupo foi criado no Facebook no dia 21 de abril. De lá pra cá, 325 pessoas já se inscreveram para participar nas postagens. Pais e mães, professores, estudantes e técnicos educacionais fazem parte do público.

A maior parte dos depoimentos, cerca de 80%, são de mães cujos filhos estão na rede pública de ensino e dividem o tempo no trabalho, nas atividades da casa com o auxílio às crianças na educação à distância. Nos relatos estão também formas criativas de enfrentar a situação em casa.

A equipe de pesquisadoras reconhece que os relatos são de pessoas que têm acesso à Internet para partilhar suas vivências. No futuro, a ideia é que o projeto saia da rede social, para democratizar o aprendizado coletivo. O grupo do FacebookEscola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionaisestá vinculado ao blog de divulgação científica: blogprimaveranosdentes.wordpress.com.

Na página, há conteúdos específicos sobre coronavírus e educação, com links para sites e artigos relacionados ao tema.  

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos