Pesquisadores da UFPR desenvolvem sacola biodegradável a partir de produtos naturais

 Pesquisadores da UFPR desenvolvem sacola biodegradável a partir de produtos naturais

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A luta contra a poluição plástica ganhou mais aliados: sacolas e embalagens biodegradáveis, desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que podem se decompor completamente em, no máximo, cinco meses. Mais do que isso: resultado da pesquisa “Produção de filmes biodegradáveis”, os materiais são feitos a partir de descartes da indústria agro-alimentar.

A professora do Departamento de Engenharia Química e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da UFPR, Michele Rigon Spier, destaca que o novo plástico desenvolvido pelos pesquisadores resolve dois problemas: além de ser biodegradável ajuda a dar destino para materiais descartados.

Entre os materiais usados estão farelos, cascas e resíduos de frutas, bagaços e sementes. Ainda em fase de desenvolvimento, o plástico biodegradável deve ter as mesmas propriedades das embalagens plásticas tradicionais, que podem levar mais de 100 anos para se degradar.

O próximo passo será disponibilizar o material para o mercado. Para isso, os pesquisadores precisam de investidores para levar a iniciativa adiante.

A pesquisa começou em 2018 e está sendo desenvolvida no Centro Politécnico da UFPR.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem