Paraná

Pesquisadores da UFPR vão para a Antártica em expedição

Profissionais vão coletar água e sedimentos da Baía do Almirantado para avaliar mudanças ambientais

 Pesquisadores da UFPR vão para a Antártica em expedição

Fotos: divulgação

Oito pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participam de pesquisas na Antártica a partir deste mês. A expedição deve coletar água do mar e sedimentos da Baía do Almirantado para avaliar as mudanças ambientais na região. O grupo faz parte do projeto “As múltiplas faces do carbono orgânico e metais no ecossistema antártico” (CARBMET), desenvolvido no Centro de Estudos do Mar (CEM). A iniciativa é feita em parceira com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pesquisadores embarcam em dois grupos

O trabalho de campo vai ser executado por duas equipes com quatro pesquisadores cada. O primeiro grupo embarcou para o destino no dia 1º de novembro e deve voltar ao Brasil no dia 23 de dezembro. Já a segunda turma viaja no dia 23 de janeiro do ano que vem e deve permanecer no continente gelado até o dia 15 de março. Durante este período, os cientistas vão coletar amostras e iniciar o processamento do material para estudar o ciclo do carbono orgânico e da produtividade marinha. Esse acompanhamento permite entender como o ecossistema local deve responder às variações de temperatura no futuro, como resultado do aquecimento global.

Veja mais:

Porto de Paranaguá retoma turismo de cruzeiros

Paraná em expedições na Antártica

Esta não é a primeira vez que um grupo de pesquisadores do Paraná vai à Antártica. A primeira viagem foi realizada pela equipe do projeto entre janeiro e fevereiro de 2020. Naquela ocasião, os pesquisadores conseguiram avaliar apenas uma pequena parte do período do verão. A proposta agora é realizar quatro coletas em períodos distintos: fim da primavera; início, metade e final do verão. Dessa forma, eles podem avaliar a variabilidade do ciclo do carbono orgânico em uma curta escala de tempo e compreender de que forma este ciclo responde ao aumento gradual de temperatura.

Para embarcar nesta nova expedição, eles passaram por um treinamento “pré-antártico” no mês de agosto. Assim, puderam aprender a lidar com situações adversas – como o frio intenso que devem enfrentar na região.

Avatar

ana.flavia

Aeroporto Afonso Pena terá voos diretos para Assunção

Aeroporto Afonso Pena terá voos diretos para Assunção

O voo será comercializado pela Azul, a partir de dezembro

Governo Estadual lança campanha para diminuir superlotação em hospitais

Governo Estadual lança campanha para diminuir superlotação em hospitais

Campanha de trânsito tem objetivo de diminuir número de internamentos nas unidades de saúde

Municípios recebem recursos para atender pessoas em situação de rua

Municípios recebem recursos para atender pessoas em situação de rua

Governo do Estado destina mais de R$ 4 milhões para ações sociais, em 58 cidades

Queijo produzido no Paraná é eleito o melhor do mundo

Queijo produzido no Paraná é eleito o melhor do mundo

O título é pela categoria Indicação Geográfica do Mundial do Queijo do Brasil