Pesquisadores do Paraná desenvolvem plataforma de monitoramento do mar

 Pesquisadores do Paraná desenvolvem plataforma de monitoramento do mar

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam nesta terça-feira (5) uma plataforma de monitoramento do litoral. O Observatório Brasileiro do Mar (BSO) utiliza imagens de satélite e dados que são capturados e enviados por milhares de boias oceanográficas espalhadas pelo mar, além de modelos matemáticos.

De acordo com o engenheiro ambiental e coordenador técnico do projeto Guilherme Franz, a plataforma vai monitorar os indicadores de temperatura, salinidade e velocidade das correntes marítimas, além de prever o trajeto do óleo derramado no mar.

O projeto foi desenvolvido pela EnvEx Engenharia e Consultoria em parceria com pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR e da Universidade de Lisboa.

De acordo com o diretor da EnvEx Engenharia e coordenador da plataforma Helder Nokco, a iniciativa tem financiamento da União Europeia e foi inspirada em um modelo semelhante que atua em território europeu.

Com o monitoramento será possível, por exemplo, adotar medidas preventivas em casos de acidentes como o derramamento de óleo que atinge a costa do nordeste brasileiro nos últimos meses.

Além disso, setores econômicos ligados à pesca, à aquicultura e ao transporte portuário podem se beneficiar dos dados. O piloto do projeto tem como prioridade mapear dados do litoral catarinense e paranaense.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem