NacionalGeral

Mais uma empresa recolhe produtos para alimentação animal, diz Ministério

Petitos diz que já havia iniciado a retirada dos produtos desde o dia 12

 Mais uma empresa recolhe produtos para alimentação animal, diz Ministério

Foto: Fabebook / @www.petitos.com.br

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento do mercado de consumo, em todo território nacional, de todos os alimentos específicos (bifinho, snacks, petiscos) e produtos mastigáveis de todas as linhas destinados a caninos da marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos. 

A medida faz parte de mais um desdobramento das investigações que estão sendo realizadas pelo Mapa sobre o caso de contaminação de produtos para alimentação animal com monoetilenoglicol. 

Até o momento, são cinco empresas – Bassar Indústria e Comércio Ltda, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais, Upper Dog comercial Ltda e Petitos Indústria e Comércio de Alimentos – que tiveram determinação de recolhimento de seus produtos após detecção do uso de dois lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol, adquiridos da empresa Tecno Clean.  

As investigações, que continuam em andamento, indicam que esses produtos de alimentação animal foram destinados somente para o mercado interno. Para todos os lotes de alimentos suspeitos foram determinados recolhimento e todas as empresas envolvidas já foram fiscalizadas. As empresas foram interditadas.

Mapa também já havia determinado que as empresas registradas junto ao Ministério suspendam imediatamente o uso em suas linhas de produção de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol adquiridos da empresa Tecno Clean

O propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas. As investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. Até o momento, não existe diretriz do Ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados.

O Ministério segue atuando e tomando as medidas necessárias para mitigar o risco apresentado nos produtos de alimentação animal. 

A marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos se manifestou através de nota:

Comunicado Oficial Petitos

Preocupada em manter uma relação transparente junto aos seus distribuidores e clientes, totalmente pautada pela responsabilidade que está presente em sua atuação desde 2011, a Petitos comunica que, assim como outros fabricantes, recebeu notificação cautelar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinando o recolhimento do mercado de consumo de todos os alimentos e produtos mastigáveis destinados a caninos (Janeiro de 2022 até 11 de Setembro 2022).

Nós da Petitos estamos tranquilos em atender a essa determinação, na medida em que, preventivamente, já havíamos iniciado a retirada dos produtos dos pontos de vendas desde o dia 12 de setembro de 2022, logo após o início da fiscalização do MAPA.

Ao mesmo tempo, esclarecemos que a Tecno Clean Industrial Ltda, que possui presença em boa parte do mercado nacional, deixou de ser fornecedor de insumos para a Petitos, tão logo o MAPA detectou a existência de lotes contaminados de propilenoglicol por ela comercializados.

Importante ressaltar ainda que a nossa produção continua de maneira normal, valendo-se do grupo de fornecedores de credibilidade que já nos atendia, utilizando-se de todos os processos de qualidade exigidos pelo mercado e pelas autoridades competentes.

Para eventuais esclarecimentos, reclamações ou sugestões estamos à disposição pelo e-mail [email protected].

Obrigado pela parceria de sempre

PETITOS

Fonte: Mapa

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões

Esta é a oitava vez seguida que o prêmio fica acumulado

Confira os números da Mega Sena do concurso 2713

Confira os números da Mega Sena do concurso 2713

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo