PF combate crimes contra meio ambiente em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação / Polícia Federal
Foto: Divulgação / Polícia Federal

Duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante a operação ‘Lixo Tóxico’, deflagrada pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (21). A ação é contra os crimes de poluição ambiental, contrabando, corrupção ativa e associação criminosa, na região de fronteira.

Foram cumpridos vinte mandados de busca e apreensão, quatro mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para depor, além de mandados de intimação para que investigados prestem esclarecimentos. A operação desarticulou um grupo de empresas atuante no comércio de baterias automotivas. As investigações apontam que baterias usadas eram importadas do Paraguai, passavam por um processo de ‘reciclagem’ e então eram revendidas novamente – a prática proibida é por lei devido às toxinas que compõe as baterias. Muitas delas eram armazenadas em local impróprio e de maneira incorreta.

Exames periciais comprovaram que foram registrados vazamentos de ácido-sulfúrico e de chumbo (substâncias cancerígenas), que acabaram contaminando o solo, por consequência, contaminando o lençol freático, rios e a água consumida pela população vizinha. Ainda de acordo com a PF, empresários tentaram subornar agentes da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu para evitar a fiscalização. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz. As penas previstas variam de 3 a 12 anos de prisão para cada um dos quatro crimes combatidos na ação desta quarta-feira. Mais de 10 mil baterias foram apreendidas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem