PF e Receita Federal fazem operação contra descaminho de eletrônicos
Ação cumpriu 70 mandados de prisão preventiva e 95 de busca e apreensão
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) cumpriram mandados judiciais, nesta quinta-feira (19) de manhã, em uma operação contra uma organização criminosa ligada ao descaminho de produtos eletrônicos do Paraguai. Foram 70 mandados de prisão preventiva e 95 mandados de busca e apreensão. A Justiça Federal também decretou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens vinculados aos suspeitos. Estima-se um prejuízo de cerca de R$ 250 milhões nos últimos três anos.
Além de prejuízo de cerca de R$ 130 milhões aos cofres públicos, em razão de tributos sobre a importação que deixaram de ser recolhidos. A ação integrada mobilizou o efetivo de cerca de 350 policiais federais e 53 servidores da Receita. No Paraná, a ação acontece em Curitiba e em cidades de outras regiões.
Veja mais:
No norte e noroeste: Cianorte, Indianópolis, Maringá, Rondon, Tapejara, Umuarama, Douradina, Loanda, Campo Mourão, Querência do Norte, Altônia e Iporã. Nas regiões oeste e sudoeste: Marechal Cândido Rondon, Palotina, Terra Roxa, Guaíra, Foz do Iguaçu, Pato Bragado, Francisco Beltrão. Além do Paraná, a ação acontece no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul.
Segundo a polícia, a operação começou após a prisão de três pessoas do grupo. Eles atuavam como “freteiros”, ou seja, transportavam as mercadorias estrangeiras escondidas em fundos falsos de veículos. A loja ficava no Paraguai e os produtos chegavam ao Brasil por meio de fretes ou de caminhoneiros.