ParanáGeral

PF investiga empresa suspeita de danos ambientais em Matinhos

Investigação analisa a conduta de empresa que estaria fazendo mineração de areia de forma irregular

 PF investiga empresa suspeita de danos ambientais em Matinhos

Foto: Diculgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal realiza hoje (26) uma operação de combate a crimes ambientais no Paraná. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Matinhos, no litoral.

A investigação, que acontece desde 2019, analisa a conduta de uma empresa de terraplanagem que estaria fazendo mineração de areia de forma irregular, sem autorização ou licença dos órgãos competentes. E essa atividade estaria causando sérios danos ao meio ambiente, com uma área de 144 mil metros quadrados impactada.

Veja mais:

De acordo com a polícia, além da extração irregular de areia, a empresa teria suprimido áreas de vegetação da Mata Atlântica, modificado topografias de terreno e causado danos ao habitat de animais silvestres. Os prejuízos são estimados em pelo menos R$ 2 milhões.

Ainda segundo as investigações, ficou confirmada a falta de autorização para a atividade minerária e, de 2012 pra cá, os suspeitos teriam sido autuados várias vezes por infrações contra o meio ambiente. O próximo passo agora é identificar todos os responsáveis pela atividade, além de compradores de minérios e beneficiários dos serviços prestados pela empresa.

Depois o caso será encaminhado para o Ministério Público e para o Poder Judiciário Federal para responsabilização dos envolvidos.

Reportagem por Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades