PF ouve presos da 41ª fase da Operação Lava Jato nesta segunda-feira (29)

 PF ouve presos da 41ª fase da Operação Lava Jato nesta segunda-feira (29)
Foto: Divulgação / Facebook Polícia Federal
Foto: Divulgação / Facebook Polícia Federal

Os presos da 41ª fase da Operação Lava Jato serão ouvidos pelos delegados da Polícia Federal nesta segunda-feira. O ex-banqueiro João Ferreira dos Santos e o ex-gerente da área internacional da Petrobrás Pedro Côrtes Bastos, fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). O procedimento é padrão depois das prisões. Eles estão detidos na carceragem da Superintendência da PF em Curitiba.

Fernanda Luz, filha do lobista já preso na Laja Jato, Jorge Luz, apontada como uma das possíveis operadoras do esquema investigado na nova etapa, deve prestar esclarecimentos à PF amanhã (terça-feira, 30). Ela foi um dos alvos de mandados de condução coercitiva.

A nova fase da investigação, chamada de Poço Seco, apura o já conhecido esquema de pagamento de propina na venda de um campo de petróleo na África para a Petrobrás. Os procuradores do Ministério Público Federal suspeitam do envolvimento da jornalista Claudia Cruz, esposa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, no recebimento de recursos ilegais do contrato, firmado em 2011.

A operação foi realizada um dia depois de Cláudia Cruz ser absolvida em um processo que tramitava na Justiça Federal em Curitiba, também em decorrência da Lava Jato. O Ministério Público Federal promete recorrer da decisão do juiz Sérgio Moro.

Os dois presos e mais cinco pessoas são suspeitos de terem recebido aproximadamente US$ 5,5 milhões em propinas da empresa responsável pela venda do campo de petróleo na África para a Petrobrás. Pelo menos um terço do contrato estimado em 30 milhões de dólares teria sido destinado ao pagamento da propina. Os suspeitos de terem sido beneficiados com os valores mantinham contas bancárias tanto na Suíça quanto nos Estados Unidos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem