CuritibaGeral

PF prende suspeita de aliciar brasileiros para tráfico internacional

Mulher estaria envolvida no caso dos três brasileiros presos com cocaína na Tailândia, em fevereiro

 PF prende suspeita de aliciar brasileiros para tráfico internacional

Imagem: Reprodução

Foi presa hoje (5), em Curitiba, a mulher apontada como aliciadora dos brasileiros que foram presos na Tailândia por tráfico internacional de drogas no início do ano. No dia 13 de fevereiro, três brasileiros foram detidos no Aeroporto Internacional de Bangkok quando tentavam entrar no país asiático com 15 quilos e meio de cocaína escondidos na bagagem. A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (5), na capital paranaense, um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão.

As investigações indicam que dois dos presos já haviam feito viagens suspeitas, com itinerários compatíveis com esquemas de tráfico de drogas. Por isso, a PF agora levanta mais informações para descobrir se outras pessoas estão envolvidas no esquema de aliciamento e tráfico. É o que explica o superintendente regional da PF no Paraná, Omar Haj Mussi.

Além de avançar na apuração do caso, a Polícia Federal também analisa a possibilidade de pedir a extradição dos presos na Tailândia para que eles respondam ao processo no Brasil. O país asiático pune o crime de tráfico de drogas com pena de morte. Pelo código penal brasileiro, as penas somadas para os crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico chegam a 25 anos de reclusão.

Imagens do circuito interno de monitoramento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, auxiliaram a identificação da mulher suspeita de aliciamento para o tráfico. Nos vídeos gravados durante a tarde do dia 12 de fevereiro, a mulher aparece acompanhando e orientando dois brasileiros que acabariam presos, no dia seguinte, ao desembarcarem na capital tailandesa com a cocaína.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Ópera infantil distribui mudas de árvores no Guairinha

Ópera infantil distribui mudas de árvores no Guairinha

Temas como diversidade étnica, folclore brasileiro e preservação da natureza são retratados no espetáculo

Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba

Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba

"Antes do Fim do Riso", sai pela editora Oito e Meio, que publicou autores reconhecidos

Thiago Lacerda vem a Curitiba com espetáculo sobre Shakespeare

Thiago Lacerda vem a Curitiba com espetáculo sobre Shakespeare

O ator também participa de um bate-papo com a acadêmica Liana Leão