PF realiza operação em sete estados contra núcleo financeiro do PCC

 PF realiza operação em sete estados contra núcleo financeiro do PCC

Comunicação entre os membros da facção era feita por meio de bilhetes (Foto: divulgação/ PF)

Comunicação entre os membros da facção era feita por meio de bilhetes (Foto: divulgação/ PF)

O núcleo financeiro de uma das maiores facções criminosas do país é o alvo de uma operação da Polícia Federal, realizada nesta terça-feira (06), no Paraná e em outros seis estados. Mais de quatrocentas contas bancárias ligadas ao PCC foram bloqueadas pela Justiça.

Por elas passava cerca de R$ 1 milhão por mês – dinheiro usado para comprar drogas, armas, financiar parte das ações criminosas, além de custear transporte e estadia para familiares de presos em áreas próximas a presídios. Até agora, 28 pessoas foram presas (26 por mandados e duas por situações de flagrante). Quatro estão foragidas. Oito dos mandados foram cumpridos contra homens que já estavam no sistema penitenciário. Foram expedidos, também, 55 mandados de busca e apreensão.

A comunicação entre os faccionados acontecia por meio de bilhetes, que também foram apreendidos. O superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores, esclarece que o objetivo da operação é “sufocar” a movimentação financeira da base do grupo criminoso.

Três homens apontados como líderes do PCC, e que estão na Penitenciária Estadual de Piraquara, devem ser transferidos para o sistema penitenciário federal nos próximos dias. A intenção é isolá-los para dificultar a comunicação entre os faccionados. A polícia também deve solicitar à Justiça que alguns dos alvos da operação não passem mais a recebem mais visitas – já que era comum que elas fizessem a distribuição dos bilhetes escritos nas celas. É o que explica o delegado que coordenou a operação, Martin Bottaro Purper.

A investigação apontou que as contas bancárias eram usadas de forma intercalada, para evitar que fossem rastreadas ou que a movimentação financeira fosse percebida. Com os presos, os policiais encontraram planilhas que mostravam a origem da arrecadação dos valores movimentados pela facção, numa espécie de mensalidade paga pelos faccionados da “base da pirâmide” para sustentar os chefes do PCC. Quem atrasa o pagamento é castigado por outros membros do grupo ou até mesmo morto dentro da penitenciária.

No Paraná, a operação Cravada aconteceu em Piraquara, Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Centenário do Sul, Arapongas, Londrina, Umuarama, Pérola, Tapejara, Cascavel e Guarapuava. Os envolvidos devem responder pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e organização criminosa.

Reportagem: Ricardo Pereira

(Vídeo: divulgação/PF)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem