ParanáGeral

PIB pagará aluguel para refugiados ucranianos acolhidos em Prudentópolis

Prudentópolis tem forte ligação com o país do leste europeu

 PIB pagará aluguel para refugiados ucranianos acolhidos em Prudentópolis

Foto: Turismo Prudentópolis

Os 29 refugiados Ucranianos que ficarão em Prudentópolis terão moradia garantida por um ano. Os aluguéis serão pagos pela Primeira Igreja Batista, que intermediou a vinda do grupo ao Paraná. A prefeitura de Prudentópolis, em parceria com o governo do Estado, também se prepara para dar suporte às dez famílias que fugiram da guerra entre Ucrânia e Rússia. De acordo com o prefeito Osnei Stadler os refugiados serão acolhidos pela comunidade e terão acesso à saúde, educação e assistência social.

Prudentópolis tem forte ligação com o país do leste europeu, dos 52 mil habitantes, 75% têm descendência ucraniana. Por isso, o município acabou sendo uma alternativa para os refugiados que escolheram o Paraná. Existe inclusive a possibilidade de que outros grupos vindos da Ucrânia nos próximos dias também escolham a cidade para se abrigar. Segundo o prefeito, a Igreja Batista cogita oferecer daqui um ano, moradias definitivas para as famílias que decidirem ficar no município.

Essas famílias chegaram a Curitiba no dia 18 de março e estão agora passando por um período de quarentena em Guarapuava, por conta da pandemia de Covid-19. Somente depois desse período elas serão encaminhadas para Prudentópolis. E já existe a previsão da chegada de um novo grupo de refugiados, cerca de 80 pessoas que escolheram o Paraná como destino. Elas devem desembarcar no país no início de abril.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Paraná recebe, em média, 20 denúncias por semana

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Mais de 21 mil paranaenses estão contemplados nesta etapa