CuritibaGeral

Picasso e Portinari em exposição do acervo do MuMA

Exposição O Corpo Moderno apresenta obras com representações humanas entre desenhos, pinturas, gravuras e esculturas

 Picasso e Portinari em exposição do acervo do MuMA

Foto: Divulgação

Por SMCS

O público terá oportunidade de conhecer algumas das mais importantes obras do acervo do Museu Municipal de Arte na exposição O Corpo Moderno, que será aberta nesta sexta-feira (16/9) na Sala Célia Neves Lazzarotto. A mostra reúne obras de Helena Wong, Leonor Botteri, Dulce Osinski, Denise Queiroz, Cândido Portinari, Alfredo Andersen e Pablo Picasso.

A curadoria é coletiva, feita pela equipe de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba. Em comum, as obras selecionadas, entre desenhos, pinturas, gravuras e esculturas, têm como tema a representação da figura humana.

“A exposição tem como ponto de partida as diferentes representações do corpo dentro dos movimentos Modernista e Paranista, traçando um recorte temporal entre as décadas de 1930 a 1990, a fim de abranger a pluralidade de suas técnicas e práticas poéticas, contrapondo e aproximando os contextos em que os artistas estavam inseridos”, explica o texto da curadoria.

De acordo com os educadores, a representação da figura humana está intrinsecamente atrelada ao percurso historiográfico da arte, sobretudo ao que diz respeito às convenções acadêmicas de produção artística presentes nas pinturas de grandes retratos, cenas de gênero, arte sacra, mitos, entre outros.

Arte e educação

A equipe de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, que propôs a mostra e realizou a curadoria, atua no museu promovendo a mediação das visitas de estudantes, turistas e do público em geral. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e divulgar o acervo permanente do MuMA sob diferentes perspectivas.

O Museu Municipal de Arte tem um rico acervo de quase 4 mil obras de arte, formado por aquisições e importantes coleções doadas ao município. Uma das maiores é a coleção doada por Poty Lazzarotto, em 1986, que reúne trabalhos de artistas de renome nacional e internacional, como Picasso, Guignard, Di Cavalcanti, Portinari, Pancetti, Djanira, Burle Marx, entre outros.

A mediação é gratuita e pode ser agendada pelo telefone (41) 3321-3275 e pelo e-mail [email protected].

Exposição O Corpo Moderno
Local: Museu Municipal de Arte – Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Data e horário: de 16 de setembro a 29 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Gratuito

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais