Pipas em contato com a rede elétrica provocaram mais de 1500 interrupções de energia no Paraná em 2019

 Pipas em contato com a rede elétrica provocaram mais de 1500 interrupções de energia no Paraná em 2019

Foto: divulgação/Copel

Foto: divulgação/Copel

Os acidentes provocados pelo contato principalmente de pipas com a rede elétrica provocaram cerca de 1500 interrupções do fornecimento de energia no ano passado em todo o Paraná. Só neste ano, 717 desligamentos já foram ocasionados pelo mesmo motivo. O alerta da Copel é que a brincadeira aconteça em campos abertos, distantes dos postes e cabos de energia.

A companhia também tem visitado escolas com palestras para estudantes de ensino fundamental que trazem orientações para evitar acidentes com descargas elétricas, ainda mais nas férias. É neste período que as crianças passam mais tempo em casa e as brincadeiras ao ar livre trazem o perigo dos choques elétricos.

No caso das pipas, se uma enroscar na rede elétrica, além do risco de deixar o bairro no escuro, a brincadeira também pode resultar em um acidente. Segundo o gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Alessandro Maffei da Rosa, procurar por um local afastado da rede elétrica é a primeira dica para quem quer soltar pipa com segurança.

Com as crianças menores as tomadas acabam sendo ponto de atenção, bem como carregadores de celular, que devem ser sempre desconectados quando o aparelho já estiver carregado. Em casa, o cuidado é com as tomadas que estiverem fora de uso, que devem ser protegidas. Outras dicas simples podem prevenir acidentes.

No último dia 26, um menino de 10 anos foi internado por conta de queimaduras provocadas por um choque elétrico. Ele estava brincando de pipa na rua na cidade onde mora, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, quanto o brinquedo enroscou na fiação. O menino tentou tirar o objeto dos fios com um bambu e acabou recebendo a descarga elétrica.

Para não transformar o lazer em tragédia é importante não tentar recuperar a pipa se ela fica presa no poste; não utilizar fios metálicos nem papel laminado para confeccionar o brinquedo, já que os materiais conduzem energia; não usar o cerol, que pode até mesmo cortar fios elétricos e ferir motociclistas e pedestres e não soltar pipa se estiver chovendo e relampejando já que, por estar num ponto mais alto, ela pode atrair as descargas elétricas.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem